6 Tipos De Tapetes Mais Usadas Na Decoração

A tapeçaria é a arte milenar de se fazer tapetes para enfeitar. Essa arte floresceu na Europa durante a idade média devido á abundância de lã e, à quantidade de mão-de-obra disponível. Atualmente, os tapetes ainda são peças importantes para a decoração de ambientes e ajudam a expressar e comunicar a alma do decorador e do ambiente. Tendo em vista essa arte maravilhosa, separamos 6 tipos de tapetes que amamos para você usar na sua decoração e se inspirar.

1. Tapete Shaggy
O tapete Shaggy é perfeito para quem procura conforto ao toque. A estrutura do tecido é de fibra sintética ou natural, com uma pelagem alta que proporciona maciez e movimento. Estes modelos podem ser encontrados em várias cores, o que permite aumentar as chances de boas combinações em diversos ambientes.
Por ser fabricado com um material mais acessível, este tipo de tapete vem ganhando espaço e conquistando cada vez mais compradores. A dica para não errar na escolha de um Shaggy é investir em um produto feito com materiais de qualidade, que resultarão em um tapete exuberante que trará um toque especial ao ambiente. É o modelo ideal para deixar uma sala de estar mais aconchegante. É interessante observar que, justamente por ser feito com pelos altos e volumosos, este tipo de tapete não é muito indicado para quem possui animais de estimação, já que acumulam mais sujeira e são mais difíceis de limpar.

2. Tapete Aubusson
O Aubusson começou a ser fabricado por volta do século XVI para ser utilizado pela realeza da França. Os tapetes desse estilo são bastante coloridos, com desenhos rebuscados em formatos florais, geométricos ou até mesmo com medalhões característicos do período histórico da Renascença. O tecido não tem pelos e é bem fino, o que possibilita que seja utilizado em diversos cômodos de uma residência, principalmente com uma função estética. São peças clássicas e sofisticadas, que acompanham muito bem a decoração de ambientes requintados e de alto padrão.

3. Tapete persa
O tapete persa é outro clássico que nunca perde o valor. São peças com uma carga histórica muito forte, que remetem à cultura dos povos da antiga Pérsia. São fabricados manualmente, com materiais naturais como seda, algodão ou lã, e que são tingidos com pigmentos extraídos de plantas e minerais.
Eram fabricados, em sua origem, por tribos nômades e serviam basicamente como proteção ao frio. Porém, com o passar do tempo, começaram a funcionar como manifestações artísticas, por isso, são bastante coloridos e com desenhos ricos em detalhes.
Hoje, são peças extremamente luxuosas, que combinam com muitos estilos de decoração e ficam ótimos em quase todos os ambientes, inclusive nos banheiros.

4. Tapete de fibras naturais ou Sisal
As fibras naturais, como a definição já sugere, são materiais retirados diretamente da natureza, extraídos principalmente de plantas. O tapete de sisal é um dos tipos mais conhecidos e é fabricado com a fibra das folhas de uma planta de mesmo nome.
Os modelos em fibras naturais costumam ser confeccionados manualmente, o que agrega bastante valor de mercado às peças. Por serem feitos à mão, os tapetes possuem um aspecto mais rústico, que funciona muito bem em ambientes externos como varandas, ou mesmo em salas de jantar, estar ou cozinha, dependendo do estilo da decoração desses cômodos.

5. Tapetes redondos
Independente do material com o qual um tapete redondo seja produzido, a principal vantagem é mesmo o seu formato. Esse estilo é bastante utilizado em salas de jantar, principalmente quando existe uma mesa redonda no local.
O tapete é posicionado exatamente abaixo da mesa e das cadeiras, o que ajuda na composição da decoração. Um cuidado que deve ser levado em consideração nessa situação é escolher um material que seja fácil de limpar, caso aconteça algum acidente com comidas ou bebidas.

6. Tapetes em couro
Os tapetes de couro natural costumam ter um formato irregular, acompanhando as formas do animal do qual foi retirado. Por causa disso, ficam interessantes quando posicionados em ambientes geometricamente organizados, pois ajudam a quebrar o padrão e chamar a atenção para a peça. Existem modelos em que vários pedaços retangulares de couro são costurados para montar uma peça regular. Além disso, para quem gosta do material, mas não quer um produto natural, é possível encontrar tapetes feitos com couro sintético. Algumas das vantagens de usar peças em couro na decoração são: a facilidade de limpeza, a alta durabilidade quando o produto recebe os cuidados necessários e um menor acúmulo de poeira — o que faz com que este tipo seja uma boa escolha para quartos.

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar

Últimas postagens

Siga a GHB

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossas novidades!

Cadastre-se em nossa lista para não perder nada!