RETORNO DE INVESTIMENTOS EM IMÓVEIS

Como já haviamos mecionado aqui no blog, este é um momento favoravel para investir no mercado imobiliário. Mas você sabe como esse tipo de investimento funciona? Acompanhe a seguir a explicação de alguns pontos que você precisa saber sobre este investimento.
Prazos e Valorização
Falando sobre o prazo de retorno do investimento e sobre a perspectiva de valorização: A pessoa que está pensando em comprar um imóvel como uma forma de investir o dinheiro deve ter em mente que, via de regra, o retorno financeiro, normalmente, acontece em longo prazo. Afinal, para o perfil do investidor pequeno e médio, uma valorização rápida nunca foi uma característica deste mercado. É importante entender que essa apuração financeira acontece ao longo do tempo, sendo um resultado da combinação de vários fatores, como o nível de oferta de um tipo de imóvel específico em uma dada região, a conservação do imóvel, entre outros. Porém, como a demanda por imóveis urbanos e em regiões turísticas como Serra Gaúcha é crescente, a possibilidade de valorização de um imóvel é real, desde que o investidor tenha entendimento que deve aguardar o tempo certo para vender em um futuro não muito próximo.

Locação
De fato, o retorno financeiro surgirá com a valorização futura do imóvel. Contudo, o recebimento de aluguéis, se o imóvel for adquirido para esta finalidade, ou mesmo a economia do valor que o investidor paga pelo aluguel que será dispensado, caso adquirira o imóvel para uso próprio, são as formas de retorno de curto prazo que devem ser consideradas.
Segurança
Uma maneira de diversificar os investimentos, a compra de imóveis também oferece como retorno a segurança que é dada ao dinheiro investido. Afinal, uma casa, um apartamento, uma loja ou qualquer propriedade palpável que possa ser incorporada ao seu patrimônio ou vendido e transformado em dinheiro, se necessário, ou que possa ser ocupada, se você precisar. É muito diferente e mais seguro do que o mercado financeiro, por exemplo, que oscila e que depende de orientações que, muitas vezes, estão distantes da nossa realidade.
Reserva e Aposentadoria
Com essa segurança, o imóvel constitui uma reserva de dinheiro sólida que pode ser utilizada em qualquer época. Ao mesmo tempo, a rentabilidade do imóvel que é adquirido para locação servirá como uma espécie de previdência privada, capaz de dar tranquilidade ao investidor quando chegar a hora da aposentadoria.

Reajustes
Por fim, também é importante compreender como são calculados os reajustes. Normalmente, as alterações de preço estão atreladas à inflação e são calculados com base no IGP-M, no caso dos imóveis residenciais, ou pelo IPCA, para outros tipos de imóveis.
Agora é só você fazer a análise do imóvel pretendido e se assegurar de seus benefícios. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o retorno do investimento no mercado imobiliário ou deseja fazer algum questionamento, deixe aqui o seu comentário e participe da conversa.
Referência: https://goo.gl/f51xzb

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar

Últimas postagens

Siga a GHB

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossas novidades!

Cadastre-se em nossa lista para não perder nada!