O QUE FAZER NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL

O sonho de sair do aluguel e ter a casa ou apartamento próprio está cada vez mais fácil. Isso graças aos créditos robustos, prazos e juros administráveis. Porém, muitas pessoas tem diversas dúvidas e falta de conhecimento no que precisam prestar a atenção e saber na hora de negociar o imóvel, principalmente devido a pressa para mudar-se logo.
Confira abaixo 3 dicas essenciais que separamos a partir da Revista Época, as dicas vão desde avaliação do imóvel e da reputação da construtora, até uma boa conversa com um corretor com experiência.
1. Conheça bem os custos envolvidos na transação
Converse com um bom agente imobiliário. Ele pode aconselhá-lo sobre todos os aspectos relacionados à compra de um imóvel, incluindo as despesas de compra e venda, como custos dos cartórios e imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI), que varia conforme o município.
Para evitar surpresas desagradáveis e despesas de reparação não previstas em seu orçamento, faça uma inspeção detalhada do imóvel, para verificar se está em boas condições mesmo, ou se só está bem na aparência. Leve em conta também se sua família crescerá ou diminuirá.

2. Procure ver o negócio com olhos de investidor
Para maximizar o sucesso no investimento imobiliário, você precisa agregar valor, seja na compra ou na propriedade em si. Isso permite uma valorização excepcional e é importante tanto para investidores frequentes quanto para quem apenas deseja comprar um cantinho para viver com dignidade. Esse conceito é uma premissa geral e já existe em muitas outras áreas, sobretudo em administração de empresas e na venda de serviços. Se você compra uma casa, pense que reformar a piscina, construir um gazebo ou instalar uma sauna aumentam o valor do imóvel para sempre. No caso de um apartamento, fechar a varanda ou montar uma cozinha planejada melhoram suas chances de passar a propriedade adiante em situação vantajosa.

3. Não tenha medo de perguntar o que não sabe
A primeira regra ao coletar informação é: não seja muito confiante. Não tenha receio de admitir que você não sabe tudo, pois pode estar errado. Evite negociar preços e outras condições num ambiente mais formal de trabalho. Quando as pessoas estão em seus ambientes de trabalho, são mais cuidadosas ao compartilhar informações. Tire-as de lá, e as informações fluirão mais livremente. Às vezes, basta pedir ao vendedor para encontrá-lo no restaurante mais próximo para uma xícara de café. Geralmente, isso quebra a tensão e permite que as informações fluam de maneira mais fácil.

Entretanto, a dica mais importante de todas é: se você não entender do assunto e não tiver como se inteirar, procure ajuda de amigos, parentes ou até de profissionais, para que você realize seu sonho e não tenha dores de cabeça.

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar

Últimas postagens

Siga a GHB

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossas novidades!

Cadastre-se em nossa lista para não perder nada!