DICAS DE APROVEITAMENTO DE ESPAÇO

Muitas pessoas acham que apartamentos ou casas pequenas são sinônimo de desconforto e de minimalismo obrigatório, porém, o que muitos não sabem é que um ambiente pequeno pode, sim, ter seus encantos e com a ajuda de alguns truques e segredos ele pode vir a se tornar maior e mais organizado do que imaginam.
As dicas para um melhor aproveitamento de espaço pode ser simples, como colocar um espelho na sala ou no quarto, ou até mesmo derrubar uma parede para integrar ambientes. Confira abaixo 5 dicas de objetos e truques que separamos para ajudar você a aproveitar melhor o seu espaço interno de casa, e principalmente se você possui um imóvel menor.
1- Espelhos
A primeira dica é a mais tradicional de todas. Todos sabemos que espelhos são ótimos indutores de ilusão de ótica e de quebra são uma peça chave em qualquer decoração, pois combinam com todos os estilos de ambientes, com cores e texturas diversas e etc.
Além, de combinarem com tudo, os espelhos passam a sensação de um ambiente amplo devido ao seu reflexo. O grande segredo dos espelhos é: quando maior melhor! Porém, encher a casa ou o apartamento de espelhos pode acabar prejudicando a estética. A dica é usar os espelhos em lugares que não se tem tanto uso, como na sala de jantar.
2-Utilidade para os cantos
Mesmo com um lugar pequeno ainda assim sobram espaços menores nos quantos que podem ter uma utilidade e ajudar na organização geral do ambiente.

A dica é aproveitar todo e qualquer espaço ocioso e dar uma utilidade, por exemplo: embaixo da escada, dentro da sacada, canto do quarto.
3-Ambientes integrados
A tendência em arquitetura na atualidade é integração de ambientes, pois assim, ambientes que eram pequenos individualmente, podem ser grandes e amplos em conjunto. Muitas pessoas possuem casas com cozinhas pequenas e salas pequenas e queixa-se do pouco espaço para a circulação e para abrigar os móveis. A dica é: não tenha medo de derrubar paredes.

É muito comum um ambiente ganhar uma nova personalidade e funcionalidade para o morador quando se une a outro, por exemplo: sala de jantar com a sala de estar, sala de estar com a cozinha, cozinha com a área de serviço, saca com a sala de estar e por aí vai.
4-Móveis integrados
Todos sabemos que os móveis são os detalhes que trazem personalidade na decoração, mas também são os grandes vilões do aproveitamento de espaço. A grande dica e segrede em relação aos móveis é torna-los multiuso, multiforma ou obte-los sob medida. Como assim?
Se você tem uma sala pequena e não encontrou nenhum sofá que encaixe perfeitamente no espaço que você dispõe, a melhor opção é encomendar um sofá sob medida que atenda todas as suas necessidades e na medida exata. Se você possui um quarto pequeno e precisa de uma escrivaninha, mas a cama ocupa muito espaço, o truque é integrar a escrivaninha na cama e torna-las um móvel único multiuso.
Ou se você não dispõe de espaço de sobra para ter uma mesa de jantar e um balcão, a dica é unir o balcão à mesa formando uma mesa de jantar retrátil que pode ser guardada quando não é utilizada deixando o balcão disponível.
5- Cores para dar profundidade
Outro segredo muito utilizado pelos arquitetos no hora de estruturar um apartamento ou casa pequena é jogar com as cores. Os contrastes entre as cores podem trazer uma noção de profundidade e de amplitude similar a dos espelhos.
O aproveitamento de espaço está deixando de ser um recurso para quem tem um imóvel pequeno e se tornando tendência em organização. Soltar a imaginação e investir nesses lugares ociosos, móveis multiuso e etc. é uma das dicas mais importantes para tornar a sua casa mais inteligente e funcional.
Fonte: Casa Claudia

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar

Últimas postagens

Siga a GHB

Assine nossa newsletter!

Acompanhe nossas novidades!

Cadastre-se em nossa lista para não perder nada!